sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

31 alerta criatividade à descoberta

Durante as oficinas temos tido a oportunidade de explorar livremente o jogo do 31 alerta.





O Jogo do 31 Alerta tem dado asas à nossa criatividade. Na última sessão que fizemos recebemos uma carta dos nossos correspondentes com pinturas de Ruy Leitão.
Foi uma manhã com diálogos muito interessantes sobre a arte
Aqui fica um pouco da reflexão que fizemos ao analisarmos os quadros:
CC: sim, o segundo é como se fosse uma pessoa, os outros são coisas abstractas.
S: o que é abstracto?
CC: abstracto são coisas que não existem no mundo mas para nós existem e para outras pessoas são outras coisas…
CC: eu também quero explicar: por exemplo no 3º desenho, eu vi uma bota, outra pessoa pode ver uma piscina em cima de uma casa; ao
mesmo tempo pode ser duas coisas ou três…é como no exercício “ao perto e ao longe”
CC: um desenho abstracto é uma coisa que não existe e pode ser inventada por quem vê.
CC: por exemplo: eu desenhei no quadro uma bola; para outra pessoa pode ser o mundo.
S: as coisas abstractas são assustadoras? Porquê?
CC: São. Porque não existem.
S: damos o mesmo nome às duas coisas? Invisível é o mesmo de abstracto?
CC: Oh Sara… não compliques!
S: vamos perceber melhor e ouvir outros pontos de vista
CC: as coisas abstractas podem ser boas ou más ; eu quando vejo tudo preto sinto que o pintor estava muito maçado.
CC. uma coisa abstracta é uma coisa que não tem vida, não tem círculos, nem quadrados, nem formas…
(…)
S: o que há de comum nos 4 quadros?
CC: são todos do mesmo pintor e todos transmitem coisas positivas.
CC: eu acho que também são os traços, todos têm traços. Eu acho que o 4ª poderia ter sido feito no computador, no paint.
CC: todos têm em comum terem sido feitos com muitas cores.
CC: eu acho que Rui Leitão não preencheu toda a folha em todos
S: será que todos têm objectos?
CC: sim
 (...)
Depois de muito conversarmos sobre as obras de arte que os nossos correspondentes nos enviaram a Sara lançou-nos um desafio.
Com um objeto do dia a dia, um carrinho de linha tínhamos de fazer um desenho abstrato ou figurativo.





Cada par fez o seu trabalho e não podia cortar a linha. Quando já não quiséssemos mais linha devíamos colar o carrinho de linha na folha.

Na semana seguinte a Sara voltou a distribuir os desenhos, mas desta vez misturou os desenhos. Os pares eram os mesmos, mas o desenho era de outro par. O objetivo para olhar para o trabalho dos colegas e tentar imaginar algo figurativo... Aqui ficam mais umas produções fantásticas dos nossos artistas...


 As montanhas


 A praia



Uma viagem de barco
 um escorrega

 Uma quinta

 um parque

 o fundo do mar

uma minhoca gigante

5 comentários:

  1. Mãe da Carolina Franco25 de fevereiro de 2011 às 09:51

    Grande criatividade ... Mais uma vez.
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  2. Estes trabalhos estão muito bonitos, temos artistas.

    ResponderEliminar
  3. Gostei de fazer o 31 alerta porque é divertido é espetacular!!!!!!!!!!!!!!! Ao som dos trabalhos dos pedaços, cores e traços. Beatriz

    ResponderEliminar
  4. Sara proponho fazer mais uma vez

    ResponderEliminar
  5. GOSTEI MUUUUTO!!!!!!!!!!!!!!!!

    Carolina

    ResponderEliminar