sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Tamanho da minha altura

Dia 23 lá fomos nós até ao Teatro da Luz ver a peça
"O tamanho da minha altura".


Estávamos todos muito felizes por conhecer um espaço novo e curiosos por ver a peça começar.



Afinal qual é o tamanho da minha altura?
"José, tu és do tamanho do que vês e não do tamanho da tua altura!"


 No final d peça tivemos oportunidade de fazer algumas perguntas aos atores e saber um pouco mais sobre a vida dos artistas de teatro.

Onde é que ensaiam? (Gui)
- Ensaiamos numa sala de aula numa antiga escola primária. O ideal é ensaiar no sitio onde vamos fazer o espetáculo. O palco que temos aqui é inclinado para se ver bem, é um palco à Italiana. Durante os ensaiamos temos de ter em conta a linguagem cénica, a direita e a esquerda são a dos espetadores.

O que é que faz o cenário? (Tomás)
- Cenógrafo, que agora chama Designer de cena. Ele desenha o cenário e depois pode ser ele ou um carpinteiro a construir o cenário. Mas o nosso é feito com pouco materiais e alguns do dia a dia. A arte é a representação da vida, não é a imitação.

Como é que ensaiam em casa? (David)
- Primeiro lemos o texto e decoramos para saber o que o texto nos diz e depois vimos para o ensaio e trocamos ideias sobre a forma como queremos dizer o texto, mais ou menos expressivo.

Há quantos anos fazem teatro? Gostam de fazer teatro? (Carolina)
- Fazemos teatro há 10/11 anos. Gostamos muito. É uma das profissões que é preciso gostar muito para se poder ser. É  como a profissão de professor.

(...)
Sabem porque é que se bate palmas nos espetáculos?
Sim para os atores se sentirem bem.
Sim para agradecermos a peça e o vosso empenho.
Sim para mostrarmos se gostámos da peça ou não.

Antigamente acreditava-se que os "xamãs" incorporavam os espíritos  das personagens e as palmas eram para libertar os espíritos.

- Como é que se chamam? (Beatriz)
Pedro Luzindro e Sílvia Figueiredo

- Como é que vocês conseguem imaginar as coisa? Beatriz
O que os atores acreditam o público também acredita. Temos de acreditar no que estamos a fazer. São jogos de improvisação. Se eu olhar ali para o fundo e disser "Olá Dona Ana" vocês vão imaginar que está ali uma pessoa que se chama D. Ana, mas na verdade é a nossa imaginação.

- Quantas vezes ensaiam por dias? (Frederico)
Depende se o ensaio está a render. Depende dos dias. Há dias que correm melhor que outros. Há dias que despachamos as coisas em duas horas, outros estamos oito horas de ensaio.

- Como é o vosso dia a dia? (Bernardo Brito)
Os atores podem fazer várias coisas. Televisão, cinema, vozes de desenhos animado, animações, dar aulas. Cada um tem os seus projetos. Há quem faça peças de teatro de manhã, à tarde e à noite.

- Que conselhos nos podiam dar ? (todos)
Se algum dia fizerem um teatro lembrem-se que a vossa voz tem de chegar aos cantos do espaço onde estão. Utilizem adereços, às vezes os mais simples resultam. Principalmente acreditem naquilo que estão a fazer.


Obrigada pela vossa disponibilidade e simpatia!!!


Este é o livro que deu origem à peça de teatro

"Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo... Por isso a minha aldeia a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura..." (Fernando Pessoa)

8 comentários:

  1. Gostei muito do teatro foi espetacular

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito giras as peças que a turma da gina rosa anda a visitar. Obrigado Sara e Sónia
    Bernardo Brito

    ResponderEliminar
  3. Eu não gostei do teatro: eu ADOREI!

    ResponderEliminar
  4. Este teatro foi muito giro porque aprendemos como dinamizar um teatro



    Salvador

    ResponderEliminar
  5. As vezes acho que este teatro foi ...
    Foi magnificooooooooooo.Beijocas da Beatriz

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei de ver o espetaculo o tamanho da minha altura porque havia uma velhota que disse o que tu ves é o tamanho da tua altura. Bernardo M.

    ResponderEliminar
  7. Foi muito fixe o espetáculo que fomos ver parecia uma comédia
    Madalena Bicho

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito deste espetaculo foi muito divertido e engraçado!!!!!
    Adorei.

    Carolina

    ResponderEliminar