quinta-feira, 9 de junho de 2011

Poesia na palma das mãos




Poesia na palma das mãos... Porque as nossas mãos têm escrito textos maravilhosos... aqui ficam estes poemas...




Às vezes sinto

Às vezes sinto o coração a bater
É quando estou apaixonada, mas é só às vezes.
Sinto que estou a melhorar em todos
Os conteúdos, mas é só
Às vezes.
Sinto um tique nas orelhas mas é só as vezes
Sinto as pernas a tremer quando alguém sorri para mim
Mas é só as vezes.
Sinto que sou a maior a fazer teatro, mas é só as vezes.
Quando há teatro.
Mariana Barradas


Encontro
Encontro é encontrar alguém para brincar
ou para almoçar.
Encontro é uma pessoa não ver
a outra e encontrarem-se.
Encontro é encontrar, abraçar.
Vamos encontrar alguém para
brincar ou até abraçar.
Encontro é uma coisa
especial, mesmo especial.
O que é o encontro?

Carlota Cesário


As perguntas

As perguntas são perguntas.
Quantas perguntas já fizeste?
Quatrocentas!
E quantas perguntas fizeste a mais?
Nenhuma.
Não há mais perguntas?
Não já te disse tudo o que queria dizer.
Adeus senhor das perguntas. 

Bernardo Mendonça


À noite

À noite sonho com as nuvens.
À noite sonho com as estrelas. 
Sonho brincar com os meus amigos.
Os meus sonhos são cor-de-rosa.
Sabem e cheiram a chocolate.
Gosto de sonhar porque é bom.
Eu dou saltos, nos meus sonhos
e chego às nuvens. 


Sara Ferreira




Não sei....
Não sei,
nunca o fiz
porque não o fazes comigo?
Era divertido!
Não sei,
não é perigoso?

Vá lá, tu és muito minha amiga.
Não sei, diz-me tu.

Mas porque é que estamos 
sempre a dizer
a palavra não sei?

Não sei!
Não sabes?
Como assim não sabes?
Simplesmente
Não sei!!!

Frederico Delfim


Sinto

Sinto-me bem quando vou para casa
Gosto de ir para a escola da minha mãe
porque me sinto contente.
Sinto-me feliz quando brinco.

Patrícia 



Sonho

Sonho poder voar.
Sonho brincar.
Sonho poder lidar com este mundo.
Sonho ser uma pessoa espantosa
Sonho encantar.
Sonho, sonho, sonho.
Sonho nadar até onde o mar acabar.
Sonho poder nadar com os peixes.
Sonho ser o maior a correr
Sonho poder ter um cão que pode falar comigo.
Sonho poder tirar os óculos
Sonho ir até França
Sonho aprender a falar espanhol.
Sonho andar no espaço.
Sonho ter um segredo.

Vasco Ferreira





Amanhã

Amanhã vou ser o maior.
Amanhã vou dormir profundamente.
Amanhã serei grandalhão só com oito anos.
Serei um bailarino em grande, amanhã.
Serei muito sorridente e engraçado, amanhã.
Amanhã terei uma fada da criança, mas é só amanhã.
Amanhã vou ter tudo, tudo e mais alguma coisa.

                                                                                    Guilherme Santos





Quem me dera

Quem me dera
Poder voar
Com os anjos.

Quem me dera
Poder andar de cavalo
Poder falar com os…
Animais.

Quem me dera
Poder governar.
Também quero
Poder amar.

Miguel Curião




Obrigado

Obrigado
Obrigado a todos
Obrigado a quem me ajudou
Obrigado porquê pai?
Obrigado Beatriz.
Obrigado sonho.
Porque é que se diz obrigado?
Obrigado a toda a gente.
O + bri + ga + do = Obrigado
Obrigada matemática
Pai natal muito obrigado.
Emprestas-me um lápis? Obrigado.


                                             Catarina Abrantes





Olhar
Olhar é bonito
É conseguir ver
Olhar é ter visão
Visão bonita.

Olhar
Olhar é ter emoção
É ter visão para sempre
Gostar de olhos

Olhar
Temos de olhar para fazer coisas
Temos olhos para olhar
Temos olhar para ver

Olhar
Olhar é…?
Olhar é bonito de ver
Olhar é saber ver.

                                             Henrique Carreira




Acreditar

Eu vou acreditar que serei um cavalo dominante.
Vou acreditar que vou galopar pelo mundo de acreditar.
Vou acreditar que vou para lá conhecer outras pessoas.
Vou acreditar que posso correr mais rápido do que uma água, um carro ou um barco.
E vou acreditar que vou ser livre
Como um golfinho do ar quente, frio e morno
Como um bloco de gelo.
Será que posso?
Sim posso, acreditar.

                                                       Tomás Pereira




Quero

Quero ser o maior
Quero brincar
Matemático, eu quero ser sempre
Ser sonho.
Fazer muitas coisas, eu quero.
Ser futebolista é fixe, quero sempre ser.

Ir para a escola é sempre giro, quero sempre ir.
Treinador, eu quero ser.
Quero sempre ter festas.
Fazer problemas e trabalhos de casa, eu quero sempre fazer.
Eu quero viajar.
Escrever, eu quero.
Leitor eu gosto de ser, eu quero.
A tristeza ajuda às vezes, eu quero ter.
Muita alegria, eu quero sempre ter.


                                                  Tiago Doroana






Não te esqueças

Não te esqueças de mim
Não te esqueças de nada
Não te esqueças dele
Não te esqueças que eu também não me esqueço
Não te esqueças do segredo.

David Carreira




Toco

Toco bem
Toco cada vez melhor,
Toco mais outra vez para ficar melhor,
Toco na flauta
Já toco bem,
Toco si, lá, sol, mi e ré, mas há mais.

                                                       Bernardo Brito




Escondo

Quando me escondo
É porque estou a jogar
Às escondidas
Com os meus amigos

Escondo,
é esconder.
Dos meus pais
Eu escondo as coisas
Dos meus irmãos.

                                  Juliana Nunes





Sim, mas hoje não

Sim, mas hoje não
Eu disse sim
Mas ele disse, hoje não.

Gostamos um do outro.

Perguntei-lhe
Agora sim?
Mas hoje não.

Estamos todos
Os dias assim
 sim,
Mas hoje não.

Mas um dia perguntei-lhe assim
E agora sim?
E ele, farto de dizer mas hoje não,
Disse mas hoje sim.

                                           Carolina Franco




Tu

Tu, porquê tu?
Porque não eu?
Só tu só tu
Só eu só eu

Tu estás lá a toda a hora
E eu não.
Não sejas invejoso
Deixa-me ficar toda a hora e tu não

Mas um dia 
Tu decidiste não ser mau e então
Eu percebi que,
Tu e eu somos iguais
Tu e eu, juntos somos um sonho.

                                                               Salvador Antunes









As coisas lá fora

Como estarão as coisas lá fora?
Devem estar boas, mas eu não sei
Estou aqui trancada.
Espero um príncipe para me tirar daqui.

Eu quero ver as coisas lá fora,
Era o meu maior desejo.

Olha…
Ali….
É um príncipe!
As portas estão a abrir,
As coisas lá fora estão
Quentes,
Muito quentes.

                                  Madalena Bicho




Mas

Ma eu sou feliz
E isso é uma alegria
Mas eu tenho amigos
E gosto muito deles

Mas eu gosto de…
De cheirar a alegria
Os sorrisos e o
Olhar…

Queria ser médica
Mas não
Tenho jeito.

Queria
Entrar nos
Meus sonhos,
Mas é difícil.

Eu queria
Ser uma flor
Mas nasci assim,
 é como eu sou.

                               Beatriz Ferreira

3 comentários:

  1. Já sugeri um livro de hisyórias á turma da Gina Rosa, mas um livro de Poesia....era algo de original e interessante.

    Vocês são todos os verdadeiros poetas

    ResponderEliminar
  2. Lindissimo
    Parabens a todos.
    Beijoquinhas fofas para todos vocês.
    Rosaria Vieira

    ResponderEliminar
  3. Só mesmo nas palmas das mãos.
    =P

    Frederico Delfim

    ResponderEliminar