sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dança - Mundo Meu

Este mês fomos ver um espetáculo de dança no âmbito do projeto da Escola Criativa... que se chamava
MUNDO MEU


Depois do espectáculo, tivemos uma conversa em sala de aula sobre as perguntas que nos enviaram:

Que espaço é que eu ocupo quando danço?
- O centro das atenções (Miguel)
- O espaço do chão (Guilherme)
- O espaço onde estou a dançar (Tomás e Carolina)
 - Ocupo a natureza quando danço ao ar livre e o vento e sol batem em mim (Beatriz)
- Posso ocupar o espaço todo do nosso pátio só a dançar (Vasco)
- Se estivermos a dançar na rua e estiver sol ocupo o espaço da minha sombra. (Salvador)
- Ocupamos o coração porque quanto estamos a dançar temos sentimentos. (Mariana)
- Ocupo o espaço da alma das pessoas. Quando danço estou a dar alguma coisa às outras pessoas. (Henrique)

Que espaço é que preciso para dançar?
- As perguntas parecem todas iguais. (todos)
- Antes de continuarmos, o que é o espaço da alma? Alguém consegue desenhar o espaço da alma? (Sara Honório)
- Sim nos sonhos. (Tomás)
Retomando …
- Preciso do centro do palco para dançar. Os bailarinos estão mais no centro do que nas pontas. É no centro que eles mostram o que valem. (Mariana)
- Preciso do chão, sem o chão caíamos e não conseguíamos dançar. (Carlota)
- Preciso de espaço à minha volta. (David)
- Preciso de espaço dentro de qualquer espaço para dançar. (Miguel)
- Precisamos de um espaço com luz, dançar de olhos fechados não deve ser fácil. ( Guilherme )

Dança e espaço interior – que relação?
- Uma pessoa quando dança faz muitas coisas e fica feliz (Patrícia)
- Normalmente as pessoas dançam dentro de um espaço interior, por exemplo aqueles senhores hoje dançaram dentro do C.C.C. (Juliana)
- A dança mexe com a alma. Se fecharmos os olhos e ouvirmos a música, podemos dançar dentro de nós. (Miguel)
* Podemos dançar sem música? ( Sara Honório)
- Sim!! Fechamos os olhos e imaginamos uma música e dançamos. Mas não é fácil. (Frederico)
- Quando danço sinto o coração a bater, fico cansado mas é bom. (Tiago)
- A dança mexe o meu espaço interior (Bernardo Brito)
- É como se a dança e o que vai cá dentro estivessem a ter uma conversa. A dança fala com o nosso espaço interior e dizem coisas boas uma à outra. (Carlota)
- Eu acho que no outro dia isso aconteceu, a Beatriz estava triste não queria dançar, mas depois eu fui ter com ela e ela deixou-se levar pela dança e ficou alegre, foi o espaço interior dela que mudou. (Henrique)

Quando danço, que espaço vivencio? Que espaço encontro?
- Vivemos o espaço da dança. (Guilherme)
- Qual é o espaço da dança? (Sara Honório)
- Não sei é difícil explicar. (Guilherme)
- Quando danço eu encontro palavras e sentimentos bonitos. (Beatriz)
- Posso encontrar espaços como a natureza e os seus sons. (Salvador)
- Encontro sempre um espaço novo que eu não conheço. (Juliana)
- Encontramos muitos espaços porque andamos para trás e para a frente e para os lados. (Patrícia)
- Posso encontrar objectos. (Vasco)
- Encontro alegria e descubro o espaço da liberdade. (Madalena)
- Encontro-me comigo mesma. (Carolina)


Depois disto cada um foi representar o seu Mundo...





O desafio seguinte foi passar o que tinhamos no papel para o nosso corpo.
A Sara e a Sónia pediram para nós representarmos o que estava no nosso mundo através do corpo...
foram momentos muito bonitos.



3 comentários:

  1. Gostei muito de ir ver "O Mundo Meu".

    ResponderEliminar
  2. Mãe da Carolina Franco29 de novembro de 2010 às 04:52

    Que espaço ocupa a nossa escola nas nossas vidas?

    ResponderEliminar
  3. Que pessoas tão sensíveis que temos aqui!!!
    Concordo um bocadinho com cada um!
    Para mim dançar é uma forma de comunicar com tudo o que me rodeia:dançar com música é perfeito, mas dançar o que sentimos e ao som do que sentimos é maravilhoso!!
    Quando estou triste ou feliz danço! E como tenho uma profissão maravilhosa ás vezes trabalho a dançar...("ganda maluca")

    ResponderEliminar